sexta-feira, 29 de abril de 2016

COMO FAZER ARROZ BRANCO SOLTINHO


Além de ser o parceirão insubstituível do feijão, o arroz é o acompanhamento mais frequente na mesa dos brasileiros. E, assim como o feijão, às vezes prega peças até nos mais experientes cozinheiros, ficando empapado ou duro demais.
Aqui, vou dar as dicas que aprendi com minha mãe para o preparo do arroz bem soltinho, mas não  anêmico ou crocante...fica crescidinho!

Passo a passo
- Meça com uma xícara a quantidade de arroz que vai preparar, levando em conta que uma xícara de arroz serve duas pessoas. Lave muito bem os grãos, até a água ficar translúcida. Esse procedimento ajuda a retirar o excesso de amido, que é responsável pelo resultado "unidos venceremos". Ponha o arroz numa peneira e deixe secar por pelo menos 15 minutos.
Nota: Há controvérsia sobre a lavagem do arroz. Dizem que perde nutrientes, mas prefiro continuar lavando...
- Numa chaleira, ponha a água para ferver, na  proporção de duas xícaras de água para uma de arroz.
- Em  uma panela, aqueça 2 colheres de óleo. Adicione um dente de alho amassado ou picado. Doure ligeiramente e acrescente 1/2 cebola picadinha. Refogue por 2 minutos, ou até murchar a cebola.
Obs: As quantidades de óleo alho e cebola acima, são para 2 xícaras de arroz.

- Acrescente o arroz e frite em fogo médio, mexendo sempre por 2 minutos. Esta etapa também é fundamental para garantir o arroz soltinho e com sabor.

- Agora, é a vez de jogar a água fervente sobre os grãos, mas não toda. Reserve um pouquinho na chaleira (1/2 xícara), pois há diferenças entre marcas e safras, e pode ser que não seja necessário todo o líquido. Misture bem, adicione sal, volte a misturar, prove, e deixe cozinhar em fogo médio com a panela semi-tampada.
- A água vai começar a secar e quando estiver no mesmo nível do arroz, diminua a chama ao máximo, girando o botão para a direita, como se fosse desligar. Tampe totalmente a panela e aguarde secar.

- Afaste com um garfo os grãos e verifique se ainda há um pouco de líquido no fundo da panela. Experimente. Se estiver cozido "al dente", desligue o fogo e deixe a panela bem tampada por 5 minutos. Nesse tempo, o arroz termina o cozimento e o líquido acaba de secar.



- Caso ao provar, os grãos ainda estejam duros, acrescente o resto da água da chaleira e deixe cozinhar mais um pouquinho com a panela tampada (2 minutos). Repita a etapa acima, desligando o fogo e deixando a panela tampada em repouso.
- Destampe a panela e solte os grãos com um garfo. Está pronto para servir.



segunda-feira, 25 de abril de 2016

COMO FAZER FEIJÃO


Arroz com feijão é o prato quase diário da maioria dos brasileiros, mas, muita gente não se aventura a preparar o saboroso feijãozinho... As dúvidas são as mais variadas: tipo e qualidade do feijão, tempo de cozimento, como temperar, como engrossar o caldo, etc..

Pra começar, há diferentes tipos de feijão: carioca ou carioquinha, preto, de corda ou fradinho, branco, jalo, roxinho, só para citar os mais conhecidos.
Alguns dão caldo, isto é, quando cozidos, a água do cozimento forma um caldo grosso, como é o caso do carioca e do preto. Já  com outros, isso não acontece, sendo mais apropriados para salada, ex: fradinho. Por ironia, o feijão carioca é o mais consumido na maior parte do país, particularmente pelos paulistas,  mas não pelos cariocas, que preferem o preto, típico da feijoada.

Um feijão bem feito começa pela compra.
Você já deve ter ouvido falar que o feijão deve ser novo para cozinhar rápido e formar o caldo cremoso. E como saber, na hora da compra, além de verificar a data de validade, se a leguminosa é jovenzinha? É fácil: no caso do feijão carioca, o mais usado no nosso querido prato, os grãos devem ser claros e brilhantes. Quanto mais escuro, mais idoso está. Compre sempre o "tipo 1", que é uma classificação para a qualidade dos grãos, não para a idade.



Feijão comprado, vamos ao preparo.
Comece lavando o feijão. Coloque a quantidade que vai preparar numa tigela com água e com as mãos esfregue e verifique se há alguma . Troque a água uma ou duas vezes. Acrescente água novamente, ultrapassando o feijão em  quatro dedos, desta vez, para ficar de molho. Por quê?
Alem de acelerar o cozimento, durante o molho é eliminado o carboidrato rafinose, responsável pela flatulência. Por isso, é importante eliminar a água utilizada nesse processo,
O ideal é colocar o feijão de molho à noite para ser preparado para o almoço do dia seguinte (12 horas). Se não for possível, deixe de molho por pelo menos uma hora.

Outra dúvida muito comum: quantidade de feijão por pessoa e ingredientes.
Costumo considerar uma xícara de feijão cru para três pessoas.
Os demais ingredientes: uma folha de louro, 3 dentes de alho massado, 1/2 cebola picadinha, 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo, sal a gosto.

Voltando ao preparo, coloque o feijão na panela de pressão com água e a folha de louro. A água deve ultrapassar o feijão em três dedos.

Tampe a panela, ligue o fogo alto. Assim que começar o chiado, abaixe o fogo e aguarde 20 minutos. Desligue o fogo. Abra a panela somente após parar de chiar. Verifique se o feijão está macio. Se ainda estiver duro, cozinhe por mais 10 minutos. Caso esteja seco, acrescente um pouco de água quente antes de reiniciar o cozimento.

Em outra panela, aqueça o óleo, adicione o alho amassado e doure ligeiramente, Acrescente a cebola, e frite até ficar transparente. Pegue uma concha com feijão cozido, jogue sobre o refogado e com o fundo da própria concha amasse os grãos.


Transfira o resto do feijão com o caldo para a panela e mexa bem, Adicione sal e deixe cozinhar em fogo baixo,com a panela destampada, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo. Prove o sal. Quando o caldo estiver na consistência desejada, desligue o fogo e sirva.



Dicas;
- Você pode cozinhar uma quantidade maior do que a que será consumida, para congelar. Nesse caso, guarde esse feijão  no freezer já separado em porções menores, sem temperar.
- Depois de temperado, o feijão pode ser conservado na geladeira por no máximo dois dias.
- Nunca ultrapasse a indicação máxima do nível de água da panela de pressão.
- Se quiser, pode dispensar a panela  de pressão. O tempo de cozimento na panela comum é de 40 minutos ou mais.
- Você pode incrementar o feijão colocando um paio inteiro na panela de pressão, ou em fatias, na hora de refogar a cebola com o alho. Também pode fritar bacon picadinho, antes de acrescentar o alho para o refogado.







sexta-feira, 22 de abril de 2016

GELATINA DE FRUTAS


Ingredientes

4 pacotinhos de gelatina sem sabor
1 xícara de água
700 g de frutas variadas: manga, uva, morango, maçã,ameixa. Obs: abacaxi, kiwi e papaya não podem ser usados frescos, pois impedem que a gelatina fique firme
1 xícara de vinho branco seco
1 1/2 xícara de suco de maçã


Passo a passo

Pique todas as frutas e coloque-as numa forma de vidro.



Usando uma tigelinha refratária, dissolva a gelatina na água e leve ao banho-maria, até ficar líquida.



Misture a gelatina dissolvida com o suco de maçã e o vinho e jogue sobre as frutas picadas.



Leve a forma à geladeira por duas horas, ou até perceber que a gelatina endureceu.
Para desenformar, vire a forma sobre um prato e coloque um pano umedecido em água quente por cima por alguns minutos, para que a gelatina se solte e está pronta!




segunda-feira, 11 de abril de 2016

BOLO DE ABÓBORA E FRUTAS SECAS


Bolo de abóbora? Sim! Delicioso... úmido e cheio de pedaços de frutas. E não precisa de liquidificador ou batedeira!

Ingredientes

250 g de abóbora
1/3 de xícara de uvas passas
10 ameixas pretas secas sem caroço
1/2 xícara  de whisky ou rum
150 g de manteiga a temperatura ambiente
2/3 de xícara de açúcar cristal
4 ovos
2 xícaras mais uma colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de nozes picadas
1 colher (sopa) de canela em pó
casca ralada de um limão
açúcar de confeiteiro ou comum peneirado para polvilhar
forma de bolo inglês
papel manteiga

Passo a passo

Rale a abóbora em ralo grosso e coloque em uma peneira para escorrer. ponha as passas e ameixas picadas em uma vasilha com a bebida. Deixe descansar. Com uma colher de pau, bata a amenteiga com o açúcar cristal.


Acrescente os ovos um a um, batendo sempre.



Junte aos poucos, a farinha peneirada (2 xícaras), o fermento e o sal, mexendo par incorporar, sem bater.


Escorra as passas e as ameixas e enxugue em papel absorvente, Reserve a bebida. Misture passas ameixas e nozes com a colher de farinha. Acrescente à massa, a abóbora bem espremida, sem líquido, as frutas secas, a bebida, canela e casca de limão.



Mexa com cuidado para ficar bem incorporado.
Forre com papel manteiga, uma forma de bolo inglês, deixando que o papel ultrapasse um pouco da borda. Unte e enfarinhe a forma revestida. Despeje a massa que deve preencher 2/3 da altura da forma. Dê umas batidas com o fundo da forma sobre uma superfície, para que a massa assente.



Leve ao forno moderado (180º C),  para assar por cerca de 50 minutos. deixe esfriar e desenforme. Polvilhe açúcar por cima.



SALADA ENFORMADA DE BATATA




Ingredientes


4 batatas grandes cozidas e espremidas
150 g de presunto parma ou royale fatiado e picado
2 cenouras grandes cruas raladas
1 xícara de ervilhas congeladas
2 colheres (sopa) de maionese
sal
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 claras batidas em neve
forma redonda de fundo falso untada e enfarinhada com farinha de rosca


Passo a passo

Em uma panela pequena, ponha um pouco de água para ferver, Adicione um pouquinho de sal e as ervilhas. Aguarde levantar fervura novamente, Deixe cozinhar por três minutos, desligue o fogo e escorra as ervilhas. Misture todos os ingredientes em uma tigela, menos as claras e o queijo ralado.



Coloque essa mistura na forma e nivele bem com uma colher.



Por cima, espalhe as claras batidas, e sobre elas, salpique o queijo ralado.



Leve ao forno alto pré-aquecido por 10 a 15 minutos. Desenformar em um prato, Aguardar esfriar. Levar à geladeira antes de servir. Servir frio.


terça-feira, 5 de abril de 2016

MACARRÃOZINHO RÁPIDO E GOSTOSO


Uma dica para quando a fome não aguenta esperar, ou o tempo está curto para preparar uma refeição mais demorada,.. um  macarrãozinho rápido, saudável, fácil e muito gostoso!
Essa receita leva menos de 20 minutos para ficar pronta. O ideal é usar massa longa e fina, que tem cozimento mais rápido (media de 6 minutos)

Ingredientes
250 g de massa longa
2 abobrinhas italianas
1 1/2 xícara de tomates tipo cereja
3 dentes de alho triturado
1/2 cebola picada
azeite
sal
folhas de manjericão a gosto
azeitonas pretas picadas a gosto
queijo ralado

Passo a passo
Ponha 3 litros de água para ferver em uma panela grande. Quando iniciar fervura, adicione sal e a massa. Com um garfo, solte os fios de macarrão para que não grudem. Aguarde o cozimento de acordo com a recomendação da embalagem e escorra.
Enquanto aguarda a fervura da água e o cozimento do macarrão, rale as abobrinhas já limpas em ralo grosso e pique os tomatinhos ao meio. Em uma panela, frite ligeiramente o alho, adicione a cebola e espere murchar um pouco. Acrescente o tomate, refogando por 1 minuto.

Junte a abobrinha e o sal. Mexa refogando mais um  pouco e desligue o fogo. Não deixe amolecer demais a abobrinha.

Acrescente as azeitonas e o manjericão a gosto. Em  uma travessa, misture o macarrão e o molho. Regue com um fio de azeite e distribua queijo ralado à vontade.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

BROWNIE DE CAPPUCCINO E CASTANHA DO PARÁ


Ingredientes
150 g de chocolate meio amargo
1 xícara de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de cappuccino
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de cacau em pó
3 ovos
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xícara de nozes picadas

Passo a passo
Pique todo o chocolate. Reserve 50 g e derreta as 100 g junto com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas. Adicione o cacau e misture para dissolver. Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar,
usando um fuê  ou um garfo.



Acrescente a mistura do chocolate, volte a misturar para incorporar. Junte a farinha, o cappuccino e o sal. Misture mais um pouco e adicione as nozes picadas.


Coloque a massa em assadeira (20 x 30 cm) untada e enfarinhada.


Leve ao forno pré-aquecido (200º) por 20 minutos. Deixe esfriar e corte em quadrados.


FILÉ-MIGNON AO VINHO E ERVAS





Ingredientes
1 peça de filé-mignon de aproximadamente 1 1/2 kg.
300 ml de vinho tinto
1 xícara de azeite
2 cebolas picadinhas
5 dentes de alho amassados
1 xícara de salsinha e cebolinha picadas
1/2 xícara de alecrim
1 colher (sopa) de ervas de provence
sal e pimenta a gosto
1 xícara de azeitonas pretas picadas
1 xícara de tomates secos picados

Passo a passo
Coloque o filé-mignon em  uma tigela grande, Passe o sal (1 colher de sopa) por toda a peça. Adicione o vinho, o azeite e o restante dos ingredientes, exceto as azeitonas e o tomate seco. Tampe a tigela e leve à geladeira. Deixe marinar por pelo menos duas horas.



Tire a carne dos temperos, Limpe e seque bem a peça com papel toalha.



Aqueça uma panela com um pouco de óleo e coloque a peça de carne. Frite bem e vá virando, para selar de todos os lados. Retire o óleo da panela e acrescente toda a marinada.



Abaixe o fogo, tampe a panela, e deixe a carne cozinhar por 20 minutos a 30 minutos,  Se quiser a carne rosada, 20 minutos é o tempo ideal. Desligue o fogo, retire a peça da carne  para uma taboa ou travessa. Coe o molho que ficou na panela, passando por uma peneira e apertando bem com uma colher, para extrair todo o sumo.



Coloque o molho coado em uma panela menor e leve ao fogo para engrossar. Pode acrescentar uma colher (sobremesa) de amido de milho dissolvido em água. Junte os tomates secos e as azeitonas picadas. Mexa com uma colher. Assim que ferver, desligue o fogo.



Fatie a peça de carne,



Arrume as fatias num refratário e jogue o molho por  cima. Para manter a carne bem quente até o momento de servir, tampe com papel alumínio, e leve ao forno fraco por alguns minutos.





sexta-feira, 1 de abril de 2016

BOLINHO DE ARROZ ASSADO



Há muito tempo, venho substituindo as gostosuras fritas por versões assadas, não só por ser mais saudável e menos calórico, mas também porque é mais prático: não suja o fogão e libera tempo, pois fritar exige presença constante, com o risco de receber alguns respingos de óleo quente. Hoje resolvi tentar assar os bolinhos de arroz, que eu adoro, mas só de pensar na fritura, desisto de fazer. Deu muito certo! Ficou crocante e sequinho, com o queijo derretendo por dentro.

Ingredientes
2 xícaras de arroz cozido
2 ovos
1/2  xícara de salsinha picada
1/2 xícara de queijo ralado
1/2 xícara de queijo meia cura picado em cubinhos
1 pitada de noz moscada ralada
1 colher (sopa) rasa de farinha

Passo a passo
Ligue o forno a temperatura alta, e deixe pré-aquecer.
Bata no processador ou liquidificador o arroz e os ovos, até o arroz ficar bem triturado.

Adicione a salsinha picada e bata só mais um pouquinho. Coloque essa massa de arroz numa tigela, e acrescente os demais ingredientes, misturando bem.

Modele os bolinhos com as mãos ou com a ajuda de duas colheres e coloque-os em uma assadeira bem untada com óleo.

Leve ao forno, que deve estar bem quente. Após 15 minutos, retire a assadeira do forno e vire todos os bolinhos, para que dourem dos dois lados.

 Devolva a assadeira ao forno por mais 15 minutos.